ECONOMIA DE TRANSPORTES

Compreendemos o negócio

Enquadramento

O investimento no sistema de transporte, seja ele realizado ao nível da infraestrutura ou da operação, ou a análise de novos modelos de negócio para sistemas de estacionamento, de mobilidade partilhada, ou outros, implica sempre uma cuidadosa avaliação dos custos e dos benefícios associados por forma a garantir que os investimentos são efetivamente proporcionais aos benefícios que introduzem, não apenas na perspetiva do prestador do serviço, mas também nas externalidades positivas (e negativas) para a sociedade e população em geral.

 

Se, até há pouco tempo, a avaliação económica estava orientada em especial para os grandes projetos, atualmente são reconhecidas as vantagens em se estender a avaliação a todos os projetos, de modo a tornar claros os benefícios que se esperam alcançar, sendo a valorização monetária uma das peças que permite a fácil comparação entre propostas.

Porque deve escolher a TIS

A visão integrada da TIS permite apoiar as organizações a compreender os riscos e oportunidades do negócio, possibilitando a tomada de decisão suportada em conhecimento.

 

A TIS tem uma vasta experiência no desenvolvimento de análises que ajudam a avaliar, em que medida, as soluções de transporte são equilibradas do ponto de vista dos custos e dos benefícios que lhes estão associados.

 

A TIS desenvolveu estudos de procura e o cálculo dos benefícios sociais e ambientais de modo a apoiar o pedido de financiamento das expansões das redes de Metro de Lisboa e do Porto. Foi também um parceiro privilegiado de uma grande concessionária nos processos concursais que estiveram associados ao desenvolvimento do plano de expansão da rede de autoestradas nacional.

 

Com uma perspetiva distinta, mas igualmente interessante, a TIS aplicou os princípios da contabilidade analítica às contas públicas da rede de concessionárias de autoestradas e também de algumas das autarquias portuguesas.

 

Mais recentemente, e no âmbito do desenvolvimento dos Planos Operacionais de Transporte, está a apoiar os municípios e as CIM a conhecerem os custos e receitas da oferta de transportes público rodoviário (existente e futura), o que permitirá avaliar, entre outros aspetos, quais os valores base para o lançamento dos procedimentos concursais das redes que serão contratualizadas até 2019.

 

A TIS tem acompanhado sempre as melhores práticas e recomendações no domínio da economia de transportes, oferecendo, com enorme vantagem, a articulação entre a robustez da abordagem económica com o profundo conhecimento do modelo de funcionamento dos diferentes modos de transporte.

Economia dE Transportes

Em que o podemos ajudar

Estas são as nossas áreas de atuação

Nível Estratégico
  • Análise custo-benefício
  • Análises multicritério
  • Análises de sensibilidade
  • Análises financeiras e de risco
  • Custos e receitas do sistema de transporte

 

Nível Tático
  • Planos de negócio
  • Conta Pública de Transportes
  • Sistemas tarifários

 

Nível Operacional
  • Orçamentação de projetos urbanos

Alguma da nossa experiência

Conheça a nossa experiência nesta área

  • Estudo de Procura, Avaliação dos Benefícios Sociais e Ambientais e Análise Custo-Benefício para várias extensões do Metro de Lisboa, Porto e Coimbra
  • Análise do Sistema Tarifário da Área Metropolitana de Lisboa, Área Metropolitana do Porto e Transporte Público Rodoviário inter-regional da Ilha da Madeira
  • Estruturação do Sistema Tarifário do Transporte Público no Grande Porto
  • Redefinição do Sistema Tarifário dos Transportes Públicos na Área Metropolitana de Lisboa e das Regras de Repartição das Receitas dos Títulos Multioperador
  • Análise Custo-Benefício para a Concessão do Túnel do Marão e Auto-Estrada Transmontana
  • Análise Custo-Benefício da Plataforma Logística de Leixões
  • Análise Custo-Benefício para as linhas de Alta Velocidade Ferroviária Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid
  • Análise Custo-Benefício para a Implementação do Sistema de Informação STCW - Agência Europeia para a Segurança Marítima
  • Modelo de negócios para interfaces, nomeadamente para a Gare do Oriente
  • Conta Pública de Transportes para a rede de autoestradas
  • Conta Pública para Cascais e os para os onze concelhos da Região da Aveiro
  • Modelo de negócio para o estacionamento de Vilamoura
  • Estudo dos Sobrecustos dos Transportes Públicos na Região Autónoma da Madeira
  • TRI-VALUE : avaliação ex-post do programa de transportes europeu
  • PETS - Pricing European Transport Systems
  • UNITE - Unification of Accounts and Marginal Costs for Transport Efficiency
  • REVENUE - Use of Revenues from Transport Pricing
  • BENEFIT - Business models for enhancing funding and enabling financing for infrastructure in transport
  • RAILCALC - Cálculo dos Custos da utilização das Infraestruturas Ferroviárias

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