Embaixadores para a Diversidade

O setor dos transportes está a enfrentar diferentes desafios e mudanças, nomeadamente a digitalização e os avanços tecnológicos, as mudanças de padrões sociais com a urbanização, a migração e a envelhecimento demográfico, para além das alterações climáticas e a escassez de mão-de-obra.

Para abordar estes desafios, é crucial tornar o setor mais diverso e inclusivo, assegurando que ninguém fica para trás e proporcionando uma variedade de perspetivas, competências e experiências. No entanto, atualmente, o setor dos transportes carateriza-se por uma força de trabalho envelhecida e predominantemente masculina. Atualmente, apenas 22% dos trabalhadores do setor dos transportes são mulheres, e em algumas profissões, como pilotos e maquinistas, essa percentagem é ainda menor (2-5%). Além disso, mais de um terço dos trabalhadores do setor na UE têm 50 anos ou mais (37%), e a taxa de emprego de pessoas com deficiência é inferior a 50%, muito abaixo da taxa geral de emprego (72,5%). 

Na ótica dos utilizadores de transportes, fatores como género, idade, emprego, rendimento, educação, posse de carro e dimensão do agregado familiar afetam negativamente a capacidade de acesso e utilização dos transportes. Por exemplo, mulheres com deficiência, que viajam com vários filhos e que não têm acesso a um carro ou que não podem pagar o transporte público, estão geralmente em pior situação do que outros grupos da população e, portanto, têm maior risco de exclusão social.

Para fazer face a estes desafios, a TIS está comprometida – através de diferentes projetos – em apoiar a transformação deste setor, para que se torne mais diverso, inclusivo e seguro para todos. Em concreto, a TIS é corresponsável pela coordenação da rede Ambassadors for Diversity in Transport Network, uma iniciativa da Comissão Europeia para promover a inclusão e diversidade no setor dos transportes. Além disso, a nossa Diretora, Daniela Carvalho, é também Embaixadora da Rede. 

Outro projeto que nos orgulhamos de ter participado é o Gender and Diversity Equality for Urban Public Transport in Barcelona, que apoiou o principal operador de transporte público da cidade espanhola (Transports Metropolitans de Barcelona) no combate ao assédio sexual e à LGBTIQ-fobia.

Para aumentar o conhecimento disponível sobre os desafios enfrentados por pessoas com mobilidade reduzida e deficiência, a TIS participa ainda no projeto Fact-finding Study on Passenger Rights in Bus and Coach Transport, analisando os desafios enfrentados por passageiros com mobilidade reduzida em viagens de longo curso de autocarro. Adicionalmente, participámos no projeto Mapping accessible transport for persons with reduced Mobility, que visou a melhoria da prestação de serviços de informação sobre viagens multimodais, adaptados às necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Outra experiência de que nos orgulhamos foi o projeto HiReach, onde aprofundámos o conhecimento referente ao tema da pobreza nos transportes e desenvolvimentos um conjunto diversificado de soluções com empreendedores de toda a Europa.

Estas são algumas das nossas credenciais na área da diversidade e inclusão.  Adicionalmente, a TIS é signatária da carta para a diversidade pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), e está comprometida em continuar a desenvolver trabalho neste âmbito, de modo a aumentar o conhecimento disponível e apoiar a tomada de decisão, tornando o setor dos transportes mais inclusivo, diverso e seguro para todos.

DATA

2023-2024

SITE DO PROJETO