Estudos de Tráfego

Os Estudos de Impacte de Tráfego, ou simplesmente “Estudos de Tráfego”, são essenciais para avaliar os efeitos de novos empreendimentos no sistema de transportes e mobilidade. Estes têm como principais objetivos:

  • Avaliar os Impactes do novo projeto urbanístico no tráfego e na mobilidade na área envolvente.
  • Desenvolver Soluções: Propor melhorias para a fluidez e segurança na circulação de veículos e peões, estacionamento e operações de carga e descarga, garantindo a qualidade do projeto urbanístico e a sua integração no território.

Esses estudos são cruciais para o planeamento de grandes empreendimentos comerciais, industriais, logísticos e residenciais, bem como para ampliações ou mudanças de uso de unidades existentes. São por norma requeridos pelos municípios no âmbito dos processos de licenciamento, constituindo elemento essencial à sua aprovação.

Por que Escolher a TIS?

Porque no desenvolvimento destes estudos asseguramos:

  1. Abordagem Integrada: Considerando todos os modos de transporte, incluindo transporte individual, transporte público, bicicletas e peões, para uma análise completa e eficaz.
  2. Metodologias avançadas e robustas: Utilizamos ferramentas avançadas de simulação e modelação de tráfego (e.g., softwares Visum e Vissim da PTV), para garantir análises detalhadas e precisas.
  3. Conformidade Rigorosa: Respeitamos todas as especificações das entidades avaliadoras, incluindo municípios e Infraestruturas de Portugal.
  4. Experiência Comprovada: Com vasta experiência em estudos de tráfego para diversos tipos de empreendimentos, oferecemos soluções adaptadas a diferentes escalas e características territoriais.
  5. Foco na Sustentabilidade: Promovemos soluções que reduzem o uso do automóvel e incentivam a utilização de modos de transporte sustentáveis, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O Que Incluem Nossos Estudos de Tráfego?

  • Caracterização do Empreendimento: Análise detalhada dos usos propostos e sua interação com a estrutura viária existente.
  • Análise da Situação Atual: Realização de contagens de tráfego e avaliação da capacidade viária e acessibilidade na situação existente;
  • Avaliação de Impactes Futuros: Cenários com e sem o empreendimento, considerando o ano de plena operação e 10 anos após.
  • Propostas de Medidas Mitigadoras: Soluções para minimizar Impactes negativos no tráfego.
  • Aferição da Oferta de Estacionamento: Comparação das necessidades efetivas com os requisitos regulamentares.

Com mais de 200 estudos de tráfego realizados, a equipe da TIS possui a experiência necessária para garantir que o projeto seja um sucesso em termos de mobilidade e segurança rodoviária.