Construir um futuro em que as crianças se desloquem de modo sustentável.
O projeto Mobilidade Escolar ajuda a desenvolver uma estratégia de intervenção baseada na compreensão das necessidades dos alunos (e encarregados de educação) de cada escola do concelho, com a qual se promova a transferência modal para os modos ativos e transporte público.
Vivemos em cidades e vilas onde só muito raramente se veem crianças a andar sozinhas a caminho da escola; a cada vez maior dependência das famílias relativamente ao automóvel privado estendeu-se a todas as gerações, gerando um círculo vicioso em que os pais acham que a rua é perigosa para os seus filhos e, na verdade, são também contribuintes para o aumento da insegurança com os seus comportamentos desregrados de circulação rodoviária e de estacionamento.
É necessário mudar a mobilidade escolar se queremos crianças mais saudáveis e felizes, mas também porque as cidades não podem continuar a suportar a pressão que a dependência face ao automóvel está a exercer sobre estas. Acreditamos que é possível construir um futuro no qual os pais possam voltar a deixar os filhos irem sozinhos para a escola, seja em transporte público, bicicleta, trotineta ou a pé. No dia em que isso acontecer de modo generalizado, saberemos que estamos a ir no bom caminho.
São inúmeros os benefícios que estão associados à promoção de uma mobilidade escolar sustentável e independente.
Como é que surgiu a ideia deste projeto?
De há uns anos para cá, fomos percebendo que a mobilidade das crianças e jovens estava cada vez mais dependente dos pais (ou outros encarregados de educação) e do carro. Esta realidade começou por ser verdade para as crianças em idade pré-escolar, mas foi-se estendendo-se às outras idades.
Neste momento está a crescer uma geração de futuros adultos que não conhece outro modo que não seja o carro, o que limita muito as opções modais consideradas e potencia problemas de saúde e de bem-estar, associados ao seu sedentarismo.
Para as nossas cidades e vilas, esta forte dependência do automóvel cria desafios significativos à sua gestão, sobretudo num contexto em que é imperioso promover uma maior sustentabilidade dos transportes e a sua descarbonização. Não é por acaso que todos nós temos a capacidade de reconhecer diferenças no tráfego rodoviário quando estamos (ou não) em período escolar.
A plataforma da Mobilidade Escolar tem como objetivo apoiar os municípios na identificação das necessidades sentidas pelos alunos de cada escola e, simultaneamente, ajudar os municípios na escolha das soluções que melhor se adaptem a cada circunstância, contribuindo para que os alunos se possam deslocar de modo cada vez mais sustentável.