Tráfego e Estacionamento

enquadramento

Durante as últimas décadas, a abordagem ao planejamento e à gestão da circulação e do estacionamento nas cidades foi a de oferecer mais infraestruturas e aumentar a oferta para satisfazer o constante crescimento da demanda de transporte baseada no automóvel. Esta abordagem demonstrou ser falaciosa e insustentável porque acabou por auxiliar a promoção do uso do automóvel e a degradação da qualidade de vida das pessoas e das cidades.

 

Atualmente, as estratégias para o desenvolvimento da mobilidade em meio urbano assentam na adaptação do transporte individual às restrições decorrentes da requalificação do espaço público e na promoção de uma maior (e melhor) articulação do automóvel com os outros modos de transporte, sejam eles o transporte público ou os modos suaves.

 

Nesta nova abordagem, a engenharia de tráfego e a gestão do sistema de estacionamento tornam-se peças ainda mais importantes na definição das soluções que melhor se adequam aos objetivos estabelecidos.

porque deve escolher a tis

A TIS tem estado envolvida em alguns dos projetos mais representativos desta mudança de paradigma a nível nacional, apoiando os decisores no estabelecimento dos princípios orientadores das intervenções e na definição das melhores soluções.

 

Para assegurar que as soluções propostas respondem adequadamente aos objetivos definidos para cada caso, a TIS utiliza as ferramentas mais atuais e inovadoras a nível mundial na avaliação do seu desempenho, nomeadamente os softwares Visum e o Vissim da PTV, de quem a TIS é partner e um dos principais utilizadores em Portugal.

 

Por outro lado, e em complemento à área do Tráfego e Estacionamento, a TIS tem vindo a reforçar a sua capacidade de produção na área do Projeto de Infraestruturas Viárias, particularmente dedicada ao projeto em meio urbano. Tratam-se de projetos com características muito específicas, no âmbito de intervenções de renovação ou requalificação urbana de espaços consolidados onde é necessário integrar o projeto de arquitetura com as necessidades associadas a um bom desempenho da circulação viária, assegurando simultaneamente a segurança na circulação de automóveis, transportes coletivos, bicicletas e peões.

 

O reconhecimento das vantagens associadas à forma como a TIS aborda cada problema, sempre em grande interação com o dono de obra, é demonstrado pela diversidade de clientes que nos procuram e pela sua fidelidade ao longo dos anos, destacando-se, entre estes, gabinetes de arquitetura e projetistas, promotores imobiliários, autarquias e/ou empresas gestoras de infraestruturas de estacionamento líderes nas suas áreas de intervenção.

 

 

Tráfego E Estacionamento

AS NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nível estratégico
  • Estudos de demanda para concessões rodoviárias
  • Estudos relativos aos corredores principais da rede TEN-T
  • Instrumentos de gestão do território (planos diretores municipais, planos de urbanização, planos de pormenor, etc.)
  • Planos de mobilidade e transportes
  • Políticas e estratégia para o planejamento do estacionamento

 

Nível Tático
  • Análises preliminares de tráfego rodoviário
  • Modelo de negócio para a implementação de zonas de estacionamento
  • Estudos de viabilidade para parques de estacionamento
  • Planos de segurança rodoviária
  • Análises custo-benefício

 

Nível Operacional
  • Assessoria e monitorização de tráfego para concessões rodoviárias de autoestrada
  • Estudos de tráfego de apoio ao desenvolvimento de planos de urbanização, de pormenor e loteamentos
  • Estudos de tráfego para polos geradores de tráfego
  • Estudos de circulação e de estacionamento
  • Projetos de infraestruturas rodoviárias urbanas (traçado, pavimentação, sinalização vertical, horizontal e luminosa automática de tráfego, etc.)
  • Soluções de gestão de tráfego e programação semafórica
  • Micro simulação de fluxos de veículos e de pessoas
  • Otimização de layouts de parques de estacionamento e respetivo projeto (traçado, pavimentação e sinalização

a nossa experiência

  • C-Roads Portugal – desenvolvimento de cinco estudos-pilotos de implementação de ITS em Portugal
  • Estudos de Tráfego para grandes concessões nacionais: Grande Lisboa, Douro Litoral, Baixo Tejo
  • Avaliação Custo-Benefício para Concessões Rodoviárias de Autoestradas (AE), nomeadamente, para a AE Transmontana, AE Centro ou AE Baixo Alentejo
  • Estudos de Rentabilidade Económica para o IC35 e Feira-Mansores
  • Exploração de critérios geográficos e económicos para diferenciação positiva nas ex-SCUT
  • Estudo de Planeamento e Avaliação Estratégica - IC26 Lamego / Trancoso
  • Planos de Circulação e Estacionamento para várias cidades portuguesas
  • Estudos de Tráfego para Projetos de Loteamento (PL), Planos de Pormenor (PP) e Planos de Urbanização (PU)
  • Estudos de Acalmia de Tráfego: Zona Central de Vilamoura
  • Projetos de Infraestruturas Rodoviárias
  • Projeto de Execução de Redes de Ciclovias Urbanas
  • Projetos de Sinalização para parques de estacionamento de edifícios, equipamentos ou grandes espaços comerciais
  • Ordenamento de Estacionamento na Via Pública em Lisboa
  • Modelo de gestão e exploração para o estacionamento de Vilamoura
  • Suporte à revisão do regulamento de estacionamento de Lisboa

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